Manuteção preventiva evita sustos nas férias



05/12/2008 - Texto e Fotos: Thiago Moreno e Fernando Pedroso

Fonte: iCarros

As festas de fim de ano estão chegando e, com elas, a hora de botar o pé na estrada. Correto? Não. Viajar sem fazer uma checagem básica nos componentes de seu carro é arriscar ficar parado no acostamento ou levar uma multa.

A maioria das informações sobre a manutenção de seu veículo pode ser encontrada no manual do proprietário, mas o iCarros preparou uma lista dos equipamentos do carro que precisam ser vistoriados antes de sair para os feriados.

Fluídos – Água, óleo, fluídos de freio e da direção hidráulica (caso o carro possua o equipamento) precisam estar com os níveis dentro do indicado por seus reservatórios ou indicadores. Alguns destes itens, como a água do arrefecimento do motor e o óleo, costumam evaporar em pequenas quantidades do sistema, mas se o seu carro ‘baixa’ muito rapidamente os níveis de água e/ou de óleo é melhor agendar uma visita ao mecânico antes de viajar, pois há algo de errado com o motor.

Os fluídos de freio e da direção hidráulica não devem ser completados, pois, se o nível de qualquer um destes elementos cair, é um sinal de que há um vazamento no sistema e você pode ficar sem freios ou sem a direção no meio da viagem.

Uma baixa no nível do fluído de freio também pode indicar um desgaste dos componentes do sistema (pastilhas ou sapatas de freio). Tanto este quanto o fluído de direção hidráulica não devem ser completados.

Pneus – Para pegar a estrada não basta apenas calibrar os pneus, é preciso verificar também se a profundidade dos sulcos está dentro do permitido por Lei, como lembra gerente geral de engenharia de vendas da Bridgestone José Carlos Quadrelli. ‘O limite de segurança (da profundidade dos sulcos) é de 1,6 milímetro, ou seja, o pneu pode estar careca, embora os sulcos ainda sejam visíveis’, afirmou. Andar com os pneus abaixo do limite de segurança é ilegal e pode causar a apreensão do carro, conforme diz a lei 558/80 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito).

A calibragem dos pneus também é fundamental. Se eles estiverem com pressão acima ou abaixo do recomendado no manual, além de desgastarem mais rapidamente, causam avarias às peças. No caso da pressão mais baixa, o carro fica com a direção mais pesada, gasta mais combustível e a estabilidade fica comprometida.

Se você for viajar com muito peso no carro, o manual do proprietário possui uma pressão específica para os pneus nestas situações em que o carro trafega com muita carga. E não basta apenas calibrar os quatro pneus do carro, o estepe não pode passar em branco. Se for preciso trocar um pneu, não vai adiantar nada colocar um estepe que esteja vazio ou sem condições de rodar.

Alinhamento e balanceamento – Se o seu carro tende a ‘puxar’ para os lados, quando você está guiando, é um sinal de que a direção está desalinhada. Nessa condição, o carro pode perder estabilidade e comprometer a segurança. Pode não parecer um problema sério, mas deve ser reparado antes da viagem.


O mesmo acontece com o balanceamento das rodas. Se o veículo trepida em velocidades mais altas, está na hora de arrumá-las. Viajar com as rodas desbalanceadas gera mais que um desconforto: pode pôr um ponto final no passeio antes de se chegar ao destino. A trepidação nas rodas (principalmente nas altas velocidades das estradas), mais uma vez, desestabiliza o veículo e põe em risco a segurança dos que viajam com você e a dos outros carros ao redor.

Correia dentada – Ela pode estar escondida sob uma capa, mas também precisa ser checada antes da viagem. Uma correia dentada com os dentes gastos ou quebrados, ou com aparência desgastada, mostra que já está mais do que na hora de trocar a peça. A manutenção varia entre 30 mil km e 50 mil km, dependendo do modelo do carro. A informação específica para o seu veículo pode ser encontrada no manual do proprietário. Se a correia dentada quebrar, pode causar o empenamento das válvulas e danos aos pistões.

Limpador de pára-brisas – As palhetas do limpador também precisam estar em boas condições. Com a borracha ressecada, o equipamento não vai desempenhar bem a sua função e podem atrapalhar a condução se estiver chovendo.

O nível de água dos lavadores do pára-brisa também deve estar completo, ainda mais se o destino for a praia ou o interior. Nestas condições, a areia e o pó acumulam no vidro. Acionar o limpador com o vidro sujo, sem utilizar o lavador, pode gerar riscos no pára-brisa.

Lâmpadas – Piscas, lanternas, faróis, luzes de freio e a iluminação da placa traseira devem estar funcionando corretamente antes da viagem. Além de garantir sua segurança na estrada, não é boa idéia ficar sem os faróis, principalmente em sítios ou estadas vicinais que não possuem iluminação adequada durante a noite.

Equipamentos de segurança obrigatórios – A resolução 14 do CONTRAN estabelece os equipamentos obrigatórios que o carro deve possuir, entre eles, o extintor de incêndio, a roda sobressalente (estepe), a chave de roda, o triângulo de segurança e o macaco. Todos estes equipamentos devem estar presentes no veículo e devem estar funcionando.

O extintor de incêndio tem de estar dentro do prazo de validade. O relógio que indica a pressão é dividido em três áreas: vermelha, verde e branca. Se a seta indicadora estiver no vermelho, o extintor está sem condições de uso. O macaco, que tem de ser compatível com o peso e a carga do carro, a chave de roda, o estepe e o triângulo devem estar nas mesmas condições.

Se uma blitz flagrar um carro com os equipamentos sem condições de uso ou sem eles, o motorista fica sujeito à multa e comente uma infração grave, além de ter o veículo retido.

Documentação – Agora que o carro está pronto para sair, está na hora de conferir se a papelada está em dia. Este é o momento de checar se sua habilitação está dentro da validade e se o licenciamento e o seguro obrigatório de seu carro estão em dia. Rodar com a documentação atrasada ou sem ela é uma infração leve, punida com multa e retenção do veículo até que os papéis sejam apresentados. Uma dica: toda a documentação (sua e do carro) deve ser original. Andar com cópias é a mesma coisa que nada, perante o Código de Trânsito Brasileiro.

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