Modelos 2009 de cara, e preços, novos




Ainda no mês passado, a grande maioria das montadoras já dispunha de toda a linha de veículos modelo 2009. Alguns carros não sofreram modificação, outros mudaram pouco e ainda há os que ficaram completamente diferentes. No último grupo, podemos citar os que passaram por interferências tanto na aparência como em componentes mecânicos, antes de se tornarem modelo 2009. Da Fiat, há o Mille Economy, Palio Weekend e Strada, da Volkswagen o novo Gol, da Peugeot a família 207, e da Honda o New Fit.

Fiat mais econômico

No caso do carro mais barato do Brasil, houve uma grande reformulação de componentes mecânicos para melhorar a economia de combustível. Peças do motor foram substituídas por outras mais leves e foi escolhido um lubrificante menos viscoso para diminuir o atrito de componentes. Assim, o Mille Fire e Mille Way 2008 se tornaram Mille Economy e Mille Way Economy 2009.

O Mille Economy ainda conta com uma estrutura de suspensão dianteira modificada para diminuir o atrito de rolagem, alteração que não foi possível na versão Way, que tem um conjunto elevado para atender à proposta ‘aventureira’ do modelo. Por fora, os Mille mudaram pouco, ganhando uma nova grade frontal e um ‘econômetro’ no painel para indicar o consumo de combustível.

Apesar de todas estas mudanças, o Mille Fire duas portas que tinha preço sugerido pela Fiat de R$ 23.740 em 11 de agosto agora sai por R$ 23.470, conforme a tabela da montadora para novembro de 2008, com o modelo Mille Economy também equipado com duas portas. Ou seja, o carro novo está R$ 270 mais barato.

Igual aos irmãos - O Palio Weekend e a picape Strada sofreram as alterações de estilo pelas quais já passaram os ‘irmãos’ Palio e Siena, com nova frente e traseira. Mesmo assim, a tabela sugerida pela Fiat se manteve a mesma para a perua e para a picape. Por exemplo, na configuração ‘Adventure’, que além das mudanças estéticas ainda recebeu o sistema ‘Locker’ (com bloqueio do diferencial para melhorar o desempenho do carro em situações de pouco atrito), ambos os carros mantiveram os preços de seus antecessores. Ou seja, paga-se R$ 55.640 (perua) e R$ 47.550 (picape) para se adquirir os modelos 2009. O mesmo que era pago pelos mesmos carros antes da reformulação e da aquisição do sistema Locker.

VW Gol ficou mais caro

Uma das mudanças mais aguardadas neste ano foi a chegada da quinta geração do Volkswagen Gol, que veio já como modelo 2009. O carro foi totalmente reformulado, aposentou a estrutura ultrapassada e o motor em posição paralela às rodas (que rouba espaço do interior do carro), herdadas da primeira geração do modelo, lançada em 1980. A quarta geração ainda será comercializada como carro de entrada da VW.

Com todas as alterações, um Gol 1.0 básico quatro portas tem preço sugerido pela montadora de R$ 29.490, enquanto a quarta geração do modelo podia ser adquirida em junho deste ano nas mesmas configurações por R$ 28.890. Acréscimo de R$ 600.

Novo Focus justifica o aumento

Em setembro, a Ford lançou o novo Focus já como modelo 2009. Agora, o carro utiliza a mesma plataforma da terceira geração do modelo europeu e continua a ser importado da Argentina. Porém, não foram apenas a plataforma, os faróis e as lanternas que mudaram. O preço está mais salgado.

No mês de agosto, um Focus GLX 2.0 tinha o preço sugerido pela Ford de R$ 55.175. O mesmo carro, com a plataforma nova, sai hoje por R$ 58.190. O que explica essa diferença? A lista de equipamentos de série agora está maior.

O Focus GLX sai de fábrica com o novo motor Duratec 2.0 a gasolina que desenvolve 145 cv de potência; air-bag duplo –o anterior possuía o equipamento apenas para o motorista nas versões de entrada; ar-condicionado automático; sistemas de auxílio à frenagem ABS e EBD e rádio que reproduz MP3 e tem entrada auxiliar USB.

Para quem quiser um Focus mais em conta, a Ford continua fabricando a plataforma antiga equipada apenas com o motor 1.6 flex que produz 105 cv de potência com gasolina e 112 cv com álcool. Nesta configuração o modelo hatch GL mais em barato custa R$ 46.135.

O polêmico 207

Quando a Peugeot do Brasil optou por reestilizar o 206 ao invés de trazer uma plataforma nova para o País, criou-se muita polêmica sobre os efeitos desta escolha sobre o novo 207 brasileiro, modelo 2009. Alguns alegam que a marca estaria desrespeitando o consumidor ao não oferecer uma plataforma mais nova e mais segura do 207 europeu. Outros dizem que os custos da nova plataforma inviabilizariam sua venda no Brasil.

Para além da polêmica, o 207 ganhou um novo conjunto óptico e grande frontal dianteiros, além de um novo desenho para as lanternas e luzes de neblina na traseira. A família 207 também passou a integrar o sedã Passion. As motorizações continuam as mesmas em relação ao modelo 2008: 1.4 e 1.6, ambas flex.

O que mudou de importante no 207 foram os preços. O hatch 1.6 modelo 2009, na versão XS de quatro portas e câmbio manual é vendida por R$ 44.800, cerca de R$ 1.500 mais barato que o modelo 2008 equivalente do 206, conforme os preços sugeridos pela montadora. Na perua 207 SW 2009, a diferença chega a R$ 2.150 em relação ao modelo anterior.

New Fit, New Price

No lançamento do New Fit modelo 2009, a Honda informou que o preço da versão básica era R$ 52.340 para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O valor é 10,6% maior que o cobrado pela mesma versão do modelo 2008, ou cerca de R$ 5.500.

Para justificar o aumento, o New Fit agora entrega airbag duplo de série, um novo conjunto óptico na dianteira e na traseira, computador de bordo e um maior número de porta-trecos, mas o preço ainda é salgado se levarmos em consideração que a qualidade do plástico utilizado no interior do carro é semelhante ao encontrado nos carros 1.0.

Atenção na hora da compra

Os preços citados nesta matéria são os sugeridos pelas montadoras e foram consultados no dia 5 de dezembro, ou seja, nas concessionárias, o valor pode ser diferente, geralmente mais baixos, que os anunciados pelos fabricantes, mas dependem da região. Na hora de efetuar a aquisição, recomenda-se uma pesquisa de preços em mais de uma loja e atenção aos valores cobrados pela concessionária. Algumas podem ofertar um modelo 2008 com desconto para ‘limpar o estoque’, daí podem sair algumas pechinchas.

Modelos como o Novo Gol e o Mille Economy, porém, receberam mudanças significativas para os modelos 2009. Nem sempre a pechincha vai valer a diferença entre as tecnologias adotadas.

Comentários

Postagens mais visitadas