Ford Ka 2009 - Um novo conceito de carro popular



A Ford inovou nos últimos anos nos segmentos de compactos Premium, de utilitários esportivos e de sedãs de luxo. Agora, entra para valer na disputada faixa de mercado dos chamados carros compactos populares, mas com um produto superior aos oferecidos nesta categoria: o Novo Ford Ka, um automóvel criado a partir da opinião do consumidor para oferecer beleza com praticidade, agilidade com qualidade e conteúdo com preço acessível.

Com capacidade para cinco passageiros e as opções de motorização Flex 1.0 L e 1.6 L, o Novo Ford Ka é o hatch compacto que reúne o melhor conjunto da categoria. Sua proposta é entregar mais por menos, com uma combinação imbatível de design, qualidade, equipamentos e preço.

O Novo Ford Ka tem um estilo contemporâneo, limpo e de muita personalidade para atrair à primeira vista. O projeto é moderno e teve como base principal as pesquisas com consumidores, utilizando uma plataforma diferenciada, chamada de B402. O seu interior é atraente, funcional, ergonômico e confortável.

Tanto no modelo Flex 1.0 L como no Flex 1.6 L, ele apresenta uma excelente relação peso/potência. Em comparação com os concorrentes do segmento de três portas, o Novo Ford Ka se destaca como líder em largura externa e altura interna, espaço para cabeça dianteiro e traseiro e espaço para pernas na traseira, além de oferecer um porta-malas grande para a categoria e totalmente aproveitável graças à facilidade de acesso para o compartimento de bagagem, com nível plano e porta ampla.

O Novo Ford Ka é equipado com pára-choques pintados na cor do veículo em todas as versões. Além desse item ele traz como diferencial um pacote especial de itens, desenvolvido pela Ford com base em pesquisas para agregar valor para os clientes. Por isso, já vem equipado em todos os catálogos, desde o mais barato, com travas elétricas, controle remoto para abertura do porta-malas, das portas e botão de “pânico”, alarme volumétrico (acionado pela abertura das portas e também pela quebra dos vidros), travamento automático das portas a 15 km/h e abertura elétrica do porta-malas pelo botão no painel, que aumentam o conforto, a comodidade e a segurança.

Os equipamentos de série do carro, que incluem também o sistema de imobilização antifurto Ford (PATS), fazem dele o líder em termos de custo de seguro, tanto pela segurança como pelas condições de reparabilidade e preço acessível das peças de reposição.

O Novo Ford Ka estará disponível no mercado entre o final de janeiro e início de fevereiro, já como modelo 2009, a partir de R$25.190,00, o menor preço de lista do segmento. Nos catálogos, ele traz o conceito de kits, nas versões Fly, Pulse e Class, hoje também disponíveis na família Fiesta. Adicionalmente, conta também com os kits Neo, Somma, Prestige e Performer, criados para atender as preferências dos consumidores de diferentes regiões do país.

Conhecendo o Novo Ford Ka

Totalmente novo no estilo, no interior, na motorização, na carroceria e nos conjuntos de suspensão, direção, rodas e pneus, o Novo Ford Ka foi criado no Brasil por designers e engenheiros brasileiros para agradar homens e mulheres indistintamente.

Olhando o novo automóvel, percebe-se um conjunto harmônico entre as proporções, de efeito atraente. A esportividade é acentuada pela aplicação da nova linguagem de Design na Ford, chamada Kinetic. Trata-se de um desenho que utiliza linhas fluidas e dinâmicas para expressar movimento e elegância.

Os pára-choques dianteiro e traseiro, pintados na cor da carroceria, são envolventes e robustos. A grade dianteira, também na cor do veículo, é integrada ao pára-choque.

Os faróis e lanternas traseiras são tratados com o refinamento de uma jóia. Os faróis alongados, com lentes transparentes, exibem superfícies e texturas internas trabalhadas, além de proporcionar grande eficiência luminosa. Os piscas dianteiros ficam alojados em um elemento de estilo “canhão”. As lanternas traseiras são envolventes e simulam LEDs.

As proporções da carroceria se completam em perfeito equilíbrio. Na lateral, a coluna central em preto alonga a silhueta do veículo, integrando os vidros verdes escurecidos. O teto, com dois vincos, tem desenho esportivo e traz antena como item de série.

Na traseira, o vidro curvo, que avança pela lateral da carroceria e cobre parte das colunas, cria um elemento visual moderno e atraente. A ampla tampa do porta-malas se estende até o pára-choque, permitindo fácil acesso ao compartimento de bagagem.

Três tipos de rodas são oferecidos, conforme a versão: aro 13" ou 14" com calotas integrais de cinco raios parafusadas, ou de liga leve exclusiva para o aro 14". Além das cores sólidas branco Ártico, preto Ebony, vermelho Bari e da metálica prata Geada, a linha introduz a exclusiva azul Iporanga metálica.

A evolução do desenho foi feita com os clientes, que em várias “clínicas” opinaram sobre as propostas. "No final foi gratificante ver que, pelo refinamento e estilo, muitos afirmaram que ele parece ser um carro de segmento superior", acrescenta João Marcos.

Exterior

De frente, o Novo Ford Ka impressiona pelo porte. O pára-choque é robusto e envolvente. Pintado na cor do veículo em todas as versões, contribui para o efeito esportivo, junto com os arcos de rodas salientes. Também na cor do veículo, a grade do radiador integra-se ao pára-choque. Dois vincos fluidos destacam-se no capô. Há harmonia entre os faróis e o pára-brisa inclinado.

Os faróis de formato alongado avançam pelo capô e os pára -lamas, com aspecto marcante e refinado. Suas superfícies e texturas foram trabalhadas como uma “jóia”, com uma aparência que agrega valor, além de proporcionar excelente luminosidade.

Na lateral, a chamada coluna B em preto cria uma linha de continuidade entre os vidros, que são verdes escurecidos, e acentua a esportividade. A traseira tem uma personalidade marcante, com linhas esportivas e atraentes. O vidro curvo avança pelas laterais da carroceria, com ampla área de visão. Na parte de cima ele é rematado por um aerofólio integrado à tampa.

Abaixo do vidro, a tampa do porta-malas desenha um ressalto na linha de cintura e desce até o pára-choque. Essa abertura ampla permite fácil acesso ao compartimento de bagagem.

As lanternas traseiras transmitem sofisticação, com elementos internos que simulam LEDs. As luzes de ré ficam alojadas em um círculo com lentes brancas, de efeito contrastante, e produzem ótima iluminação quando acionadas. O teto tem dois vincos fluidos desenhados na traseira, realçando a esportividade, e na frente traz antena de série.

As calotas, de cinco raios, são parafusadas nas rodas – outra preferência manifestada pelos clientes nas pesquisas. Elas têm dois modelos: uma de aro 13", somente para a versão 1.0 L, e outra de aro 14”. Rodas de liga leve aro 14" são disponíveis como opcionais para ambas as motorizações.

Interior

O painel do Novo Ford Ka segue o estilo ”cockpit”, com linhas esportivas e comandos à mão. O console central é item de série em todas as versões, e tem porta-latas integrado.

O quadro de instrumentos, de linhas modernas, permite ótima visibilidade. O conta-giros (opcional) e o medidor de nível de gasolina são analógicos e o hodômetro, digital. O porta-luvas e mais nove porta-objetos distribuídos na cabine foram projetados para ser realmente funcionais no dia-a-dia. As portas trazem um amplo e confortável apoio de braço e têm a opção de revestimento interno em tecido.

Os bancos dianteiros e traseiros são confortáveis e ergonômicos, com apoios de cabeça reguláveis de série. O apoio lateral nos assentos e encostos da frente garante boa retenção em curvas. O banco de trás acomoda confortavelmente três passageiros. O revestimento dos bancos e portas oferece dois tipos de tecido, o Sinai e o Turim, disponíveis nos kits Fly e Pulse.

O veículo é oferecido em cinco opções de cores: as sólidas branco Ártico, preto Ebony e vermelho Bari e as metálicas prata Geada e azul Iporanga, esta última nova e exclusiva da linha.

Motores

O Novo Ford Ka já nasce flexível, com a opção dos motores RoCam Flex 1.0 L e 1.6 L. Como toda a família de motores flex da Ford, eles incorporam importantes inovações técnicas, incluindo taxa de compressão elevada, válvula termostática eletrônica e controle da ignição feito individualmente por cilindro.


Junto com a durabilidade e a economia, o alto torque em baixa rotação é outra característica digna de destaque: a apenas 1.500 giros já entregam de 70% a 80% da força máxima.

A relação peso/potência é outra razão do excelente desempenho do Novo Ford Ka. Na versão 1.0 L ela é de 12,8 cv/kg (com gasolina) e 12,5 kg/cv (com álcool) e, na 1.6 L, de 9,0 kg/cv (gasolina) e 8,6 kg/cv (álcool).

Os motores do Novo Ford Ka utilizam o mesmo bloco da família RoCam, mas passaram por um desenvolvimento e calibração especial. Todos os periféricos são novos, incluindo o sistema de captação e filtro de ar, controle de temperatura e escapamento, incorporando refinamentos de engenharia.

Potência e desempenho

A versão 1.0 L trabalha com taxa de compressão de 12,8:1. Desenvolve a potência de 70 cv com gasolina e 73 cv com álcool, a 6.000 rpm, e torque de 88 Nm e 92 Nm, a 4.750 rpm, respectivamente. Para acelerar de 0 a 100 km/h, leva 15,7 segundos com gasolina e 15,5 segundos com álcool.

O motor 1.6 L tem taxa de compressão de 12,3:1. Abastecido com gasolina, atinge a potência máxima de 102 cv, a 5.500 rpm, e torque de 147,5 Nm, a 2.500 rpm – com 132 Nm disponíveis a 1.500 rpm. Com álcool, fornece 110 cv a 5.500 rpm e torque de 155 Nm a 4.250 rpm – com 140 Nm disponíveis a 1.500 giros.

Acelera de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos com gasolina e 11,5 segundos com álcool.

Itens de série

Para permitir que o consumidor leve um carro ainda mais equipado pagando menos, a Ford desenvolveu o sistema de kits. São sete as opções disponíveis: Fly, Pulse, Class, Somma, Prestige, Neo e Performer.

Eles foram desenvolvidos também para atender as necessidades específicas de consumidores de diferentes regiões do país. “No Nordeste, por exemplo, o ar-condicionado é considerado um equipamento básico, enquanto no Sul se exige o aquecedor e em São Paulo os clientes valorizam os vidros elétricos”, diz Lucíola Almeida. “Com os kits, é possível oferecer um conjunto de equipamentos por preço melhor do que se cada item fosse adquirido separadamente”.

O Kit Fly é composto de: aquecedor, adesivo esportivo no pilar B, luz elevada de freio, lavador, limpador e desembaçador traseiro, preparação para som nas portas e ajuste manual do retrovisor interno.

O Kit Class tem: ar-condicionado, direção hidráulica e vidros elétricos.

O Kit Pulse inclui o Kit Fly mais: tecido Pulse e revestimento da porta em tecido, espelho retrovisor, moldura lateral, régua da porta do porta-malas e maçanetas externas na cor do veículo, maçanetas internas na cor “Satin Grey”, preparação para som na traseira, conta-giros, cintos de segurança traseiros retráteis, espelho de cortesia para o motorista, alça de segurança dianteira, iluminação e revestimento lateral do porta-malas.

O Kit Somma é formado por: ar-condicionado, adesivo esportivo no pilar B e ajuste manual do retrovisor interno. O Kit Prestige oferece o Kit Fly mais direção hidráulica. O Kit Neo reúne o Kit Fly mais vidros elétricos.

Por fim, o Kit Performer, disponível para a versão 1.6 L, oferece o Kit Pulse mais o Kit Class e rodas de liga leve.

Acessórios

O Novo Ford Ka também terá uma linha exclusiva de acessórios originais, composta de rack de teto, CD-player com MP3/USB, Bluetooh, tapetes, carpetes e apliques esportivos para os pára-choques dianteiro e traseiro, saias laterais, faróis de neblina, ponteira do escapamento, pedaleiras, antenas esportivas e inserto da manopla de câmbio, entre outros itens.

Segurança

O Novo Ford Ka apresenta também outras funcionalidades que o diferenciam no segmento. Ele dispõe de um alerta de manutenção programada por tempo e quilometragem no painel. Quando se aproxima o momento da primeira revisão, aos 10.000 km ou seis meses (o que ocorrer primeiro), uma luz se acende no painel com o ícone de uma ferramenta para lembrar o motorista. O aviso se repete nos períodos das demais revisões, até os 100.000 km.

O sistema de imobilização antifurto PATS da Ford, que só permite o acionamento do motor com a chave original, protegida por código eletrônico, é outro item de série. O carro traz ainda um manual do proprietário diferente, organizado de A a Z. “O sistema facilita a consulta e permite encontrar mais rápido o tópico desejado, funcionando como um dicionário de pesquisa rápida”, explica Lucíola.

Comentários

Postagens mais visitadas