Saiba como manter o nível de água do motor do carro



fonte: g1

Fluido deve ser colocado com carro ligado se motor estiver quente.
Especialista esclarece dúvidas sobre manutenção.
Internautas de várias partes do país enviaram perguntas sobre o funcionamento da bateria do carro, como manter o nível do reservatório de água e, ainda, dúvidas sobre o funcionamento das marchas do veículo. Confira abaixo a resposta de algumas das perguntas enviadas:

Quando para no posto e vou olhar o nível da água no reservatório alguns frentistas pedem para que eu ligue o carro. Isto está correto? Ou devemos completar o reservatório de água com o carro desligado?
- Edvan Mendes, Joaíma (MG)

Se o motor estiver frio, é possível checar o nível de água com o carro desligado. Mas se o motor estiver quente, aí sim é necessário mantê-lo motor ligado para circular a água fria que será introduzida com a que já está no reservatório, mais quente. Lembre-se de fazer uma verificação semanal do nível da água do motor. O ideal é sempre adicionar na proporção necessária o líquido de arrefecimento, muito conhecido por aditivo da água.

Se o nível de água começar a baixar freqüentemente, será preciso levar o carro a uma oficina para averiguar o sistema. O sistema de arrefecimento deve ser inspecionado ao menos uma vez por ano. Nessa inspeção é fundamental fazer a limpeza, que esgota toda a água, limpa o radiador, confere as mangueiras de borracha e mantém o sistema livre de resíduos que podem impregnar o bloco e desse modo diminuir a eficiência na refrigeração do motor.

Na hora de fazer a conexão para dar carga na bateria, o carro da bateria auxiliar deve estar ligado?
- Emerson

Em caso de utilizar uma bateria auxiliar instalada em outro carro para ajudar na partida de um veículo com a bateria descarregada, o automóvel deve estar em funcionamento.

Eu posso utilizar a bateria de uma motocicleta como bateria auxiliar para conseguir ligar um carro?
- João Carlos

Essa circunstância não é possível, pois as tensões são diferentes e a bateria pequena não tem capacidade suficiente para ajudar nessa situação. Mesmo em uma condição hipotética, em que a bateria descarregada ainda tenha alguma carga e fosse necessário pouco esforço da bateria auxiliar, essa grande diferença de amperagens não conseguirá funcionar o motor do automóvel.

Vou viajar por um mês, e não tenho nenhuma pessoa para ficar ligando o carro durante esse tempo. O que devo fazer para que a bateria não descarregue?
- José Neto, São Paulo, SP

O mais adequado é desconectar os dois pólos da bateria e isolá-los. Desse modo evita-se que dispositivos do carro consumam toda sua carga. O inconveniente é que certos ajustes, como por exemplo, computador de bordo, relógios, rádio, etc, perderão seus registros pré-estabelecidos. Em compensação a bateria ficará preservada.

Quanto tempo dura em média uma bateria automotiva?
- João Maria Silva de Melo

A durabilidade de uma bateria depende exclusivamente de dois itens: a qualidade do produto e o cuidado com o automóvel. Se a bateria for de boa qualidade com certeza a vida útil será longa, mas se o uso não for adequado, aí não tem milagre. Uma bateria mal fixada, por exemplo, por melhor que seja a marca, a durabilidade pode ficar comprometida. Uma bateria pode durar apenas dois anos, se mal utilizada. Um bom exemplo é deixar equipamentos elétricos ligados por longos períodos sem o motor funcionar. A bateria estará sempre descarregando. Já um carro bem cuidado a bateria pode durar quatro anos ou mais.

Meu carro tem cinco anos e a bateria é original de 36 amperes. Será que está na hora de trocá-la por uma mais nova? Devo colocar uma com amperagem maior?
- Creonice Lourenco, Resplendor, MG

A durabilidade de uma bateria pode passar de quatro anos em um carro bem cuidado. Para ter a certeza é preciso levar em um auto-elétrico e medir a capacidade de pico da bateria. Pelo tempo de uso é recomendada a troca e sempre que for fazer a substituição faça por um modelo com as mesmas especificações.




Tenho um Corsa 1.4 e tenho uma dúvida em relação à marcha que eu deveria utilizar numa subida. Passo por uma serra todo dia e o posso escolher entre duas situações: andar a 60 km/h em 3ª a 3000 RPM ou a 60 km/h em 4ª a 2000 RPM. O que é mais ‘saudável’ para o motor?
- Caio de Campos

Entre as duas opções é mais saudável - e também mais econômico - utilizar-se da terceira marcha para enfrentar a subida em questão. No caso de usar a quarta marcha o carro estará fazendo um esforço extra, desnecessário. Se fosse em uma reta a opção pela quarta marcha seria a melhor condição, mesmo que as rotações do motor fossem menores ainda.

Dar tranco em carro de injeção eletrônica pode danificar o veículo?
- Danilo, Rio de Janeiro, RJ

Esse é um procedimento que não deve ser adotado. Só se for em caso de extrema urgência e apenas uma única tentativa. Isso porque a bomba de gasolina não vai pressurizar o combustível nos bicos injetores. Mas caso consiga pegar nessa única tentativa, é importante levar o carro imediatamente a um mecânico para avaliar a causa e resolvê-la o quanto antes. Utilizar-se desse procedimento diversas vezes pode sim danificar inúmeros componentes no automóvel, tanto da parte elétrica como também mecânica. A única alternativa viável em uma emergência dessas é apelar para a ligação com bateria de outro veículo.

Ao pisar um pouco mais forte no freio do meu carro a impressão é que o pedal trepidava, parecido com o ABS. Mas depois que levei na concessionária para uma revisão a trepidação parou. Eu pergunto: é possível um carro vir com ABS e o mecânico retirá-lo?
- Rosildo Alves , Rio de Janeiro, RJ

Provavelmente o modelo de seu automóvel não conta com o sistema ABS nos freios, mas caso esse dispositivo seja de fábrica, ele estará no carro, com certeza. O mais provável que aconteceu com seu veículo foi o empenamento dos discos de freios. Nessas circunstâncias o pedal treme, como relatado acima, semelhante ao sistema ABS em funcionamento. Pode ter certeza de uma coisa, o trabalho para retirar esse equipamento do automóvel não compensa o crime.

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