Touareg V8: o prazer de domar 349 cv



Jipão ganha novas rodas na versão V8 para linha 2009; saiba como ele anda.
De 0 a 100 km/h em 9s1, 234 km/h de velocidade máxima e motor 4.2 V8 de 349 cv com injeção direta de combustível. Estamos falando de algum esportivo? Bem que poderia ser, mas, na verdade, trata-se do Volkswagen Touareg em sua versão top de linha, que incorporou alguns itens como bagageiro de teto e rodas de liga leve de 19”, vendidas como opcional, para a linha 2009.
Por R$ 247 760, o Touareg V8 encontra-se na mesma faixa de preço de modelos como o Land Rover Discovery HSE 4.4 V8 (R$ 229 900), Mercedes-Benz ML 350 (R$ 289 900), BMW X5 3.0 (R$ 290 000) e Audi Q7 3.6 (R$ 278 000), sendo os três últimos movidos por propulsores V6. No meio de concorrentes com o peso de marcas renomadas, o SUV da Volkswagen acaba muitas vezes passando batido, mas seu conjunto é interessante e não deve ser deixado de lado.
Com o auxilio da transmissão automática sequencial Tiptronic de 6 velocidades, o jipão feito na fábrica da VW em Bratislava (capital da Eslováquia) não é de negar fogo. Graças também à suspensão regulável em três modos (conforto, esportivo ou intermediário), o Touareg oferece uma boa experiência de dirigibilidade para todos os gostos e não fica atrás dos concorrentes de “sangue azul”.
Descendo a serra de Touareg
Em uma rápida viagem pelo litoral paulista, obviamente não atingimos os 234 km/h, mas lembramos como é bom guiar um carro que está sempre disposto! Dirigir um V8, que em alguns (bons) momentos chegou a registrar um consumo de 6,6 km/l no computador de bordo, parece um prazer cada vez mais distante no futuro, já que a demanda mundial por modelos menos beberrões cresce em progressão geométrica. Enquanto carros como esse ainda existem, o melhor a fazer é aproveitar seus atributos, como os 44,9 kgfm de torque do VW disponíveis a 3 500 rpm. Essa força permite ultrapassagens sem medo, com grande destaque para a atuação do câmbio, que é ágil e reduz as marchas no melhor momento para deixar o propulsor sempre cheio.
Claro que, para controlar todo o ímpeto do SUV, a tecnologia ajuda a diminuir a chance de possíveis erros do condutor. O controlador de velocidade de cruzeiro, por exemplo, é dotado do dispositivo Front SCAN, que analisa a situação do tráfego e pode reduzir automaticamente a velocidade do carro. Na prática, o dispositivo é muito útil, mas mostrou-se um tanto abrupto em sua forma de agir. O Touareg V8 também conta com controle de estabilidade (ESP), airbags frontais, laterais e de cortina e os freios com ABSPlus, sistema 20% mais eficiente em pisos de baixa aderência, de acordo com a Volkswagen.
Falando em tecnologia, uma solução que merece aplausos, apesar de ser vendida opcionalmente, é o conjunto de pequenos filamentos no teto solar que captam os raios ultravioleta e os convertem em energia para ser usada pelo sistema de climatização. Além de deixar o interior com uma temperatura agradável, o ar-condicionado não precisa roubar potência do motor, o que, consequentemente, reduz o consumo de combustível.
Como não poderia ser diferente em uma versão top de linha, o habitáculo exala qualidade de acabamento e requinte. Os bancos são revestidos de couro e as forrações das portas e de parte do painel seguem o padrão Bege Solar, que combina muito bem com o tom vermelho da unidade cedida para avaliação. O arremate fica por conta dos detalhes com raiz de nogueira.
Para tornar a vida a bordo o mais confortável possível, o Touareg V8 oferece aos passageiros ar-condicionado digital de quatro zonas, bancos dianteiros com ajuste elétrico, memória e aquecimento, coluna de direção com regulagem elétrica, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro e volante multifuncional com controles do rádio – que reproduzirá com qualidade sua música preferida por meio de seus dez alto-falantes – e controlador de velocidade de cruzeiro.
Com uma boa relação custo/benefício entre os modelos de seu segmento, sendo, em alguns casos, mais barato que algumas opções com propulsores de 6 cilindros, o Touareg V8 ainda tem predicados mecânicos e de acabamento que o tornam uma boa escolha na hora da compra. Leve isso em consideração e depois nos diga se ele merece ou não uma vaga na sua garagem.

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