Dirigir e ouvir o jogo pode dar zebra



Estudos apontam que ritmo da partida afeta comportamento do motorista

Texto: Adriana Bernardino
Fotos: Mario Villaescusa



(27-05-09) – Você já escutou um jogo de futebol enquanto dirigia? Se sim, notou como seu pé reage ao acelerador quando seu time do coração quase faz um golaço ou quando a bola tira tinta da trave?

Cuidado. De acordo com estudo realizado pela seguradora americana Esure, acompanhar jogos de futebol e dirigir ao mesmo tempo pode ser uma perigosa distração.

A seguradora convidou fãs de futebol para dirigir um simulador ao mesmo tempo em que acompanhavam pelo rádio uma partida de futebol. Os resultados mostraram que o ritmo do jogo, gols marcados ou perdidos, entre outros lances importantes da partida, impactam no comportamento e nos níveis de concentração do motorista.

O estudo mostrou também que motoristas fãs de futebol não conseguem manter uma velocidade padrão enquanto acompanham a partida. Além disso, nos momentos decisivos do jogo ele tende a pisar mais no acelerador e a frear muito próximo do veículo a sua frente. O mesmo resultado não foi identificado em motoristas que não ligam para o esporte, com o rádio ligado ou não.

“Os resultados sugerem que houve uma mudança acentuada no comportamento dos indivíduos que participaram do estudo, especialmente nos momentos mais decisivos do jogo”, alertou professor Michael J. Pont, da Universidade de Leicester. Segundo pesquisas, 14% dos homens admitem se distrair quando escutam um jogo de futebol, contra 9% das mulheres.

Além das narrações esportivas, as distrações com rádio no carro conquistaram resultados assustadores. Pesquisas apontam o hábito como possível causador de 2 milhões de acidentes de trânsito.

Os pesquisadores aconselham os fanáticos por futebol a passar o volante, especialmente em finais de campeonato, para alguém que não ligue para futebol ou estacionar o carro para escutar a partida em segurança.


fonte: Msn Autómovel

Comentários

Postagens mais visitadas