Manutenção do automóvel garante economia para os motoristas




A cada dia 600 novos carros são emplacados em São Paulo. Apesar da frota crescente, as ruas e avenidas continuam as mesmas e acabam por gerar o caótico trânsito da cidade. O anda e pára dos automóveis, somados aos problemas do dia a dia da metrópole podem reduzir a vida útil das peças de maior uso do veículo, por isso, os motoristas devem ficar atentos à manutenção.

Esperar o carro dar sinais de que precisa de uma revisão não é a melhor alternativa, já que a manutenção preventiva garante segurança e, por estranho que possa parecer, até economia para os proprietários. Jair Silva, Supervisor de Assistência Técnica e Serviços da Affinia Automotiva - responsável pelas marcas Nakata, Wix, Brosol, Urba, Spicer, Perfect Circle e Victor Reinz -, utiliza um modelo da Volkswagen para um exemplo simples de como a manutenção ajuda no bolso. “Se o motorista fizer uma manutenção preventiva em seu Gol 1.0 e substituir lonas de freio e retificar o tambor, ele terá um gasto médio de R$ 130. Se optar por deixar essas peças esgotarem sua vida útil, além da substituição da lona, o tambor também deverá ser trocado e, nesse caso, o proprietário deverá desembolsar cerca de R$ 250, ou seja, quase o dobro”, calcula o técnico.

Algumas peças, devido sua importância e representatividade na segurança do veículo, devem ser substituídas preventivamente. É o caso das pastilhas, lonas e cilindros de freio; filtros de ar, óleo, combustível e cabina; correias; componentes de suspensão e direção; e óleos. Não substituir esses componentes durante seu período de vida útil pode provocar, em geral, maior consumo de combustível, aumento significativo com manutenção corretiva e, ainda, acidentes pela falta de freio ou pela perda de controle do veículo. “A manutenção preventiva é a melhor maneira de minimizar a possibilidade de imobilização do veículo, prevenir acidentes e reduzir o custo geral de manutenção do veículo,” afirma Silva.

Para aqueles proprietários de automóveis que não estão familiarizados com temas técnicos, basta seguir o plano de manutenção preventiva elaborado pela montadora do veículo que explica quais são os momentos adequados para se fazer uma revisão no carro, bem como substituir as peças importantes antes do fim da vida útil, sem caracterizar a condição extrema de uso.

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