Montadoras investem em feirões



Por conta da redução do IPI e da facilidade de crédito, as concessionárias estão vendendo mais carros novos. Em contrapartida, houve diminuição na venda dos seminovos...


Hoje é dia de feirão de veículos. As montadoras Ford e Chevrolet estão com ofertas em todas as suas revendedoras. De acordo com o gerente George Lázaro, da Fazauto, a Volkswagen planeja feirão em todas as revendedoras no começo do próximo mês. No dia 30 de junho termina a validade da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que reduziu o valor dos carros e estimulou as vendas em todo o País. A Via Sul, que vende veículos da Fiat, apesar de não estar realizando feirão neste fim de semana, informa que estará com promoções.

Os donos de concessionárias comemoram o bom resultado nas vendas de veículos. Enquanto as vendas do carro zero estão com forte aquecimento, houve diminuição na comercialização dos seminovos. De acordo com o diretor da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores no Ceará (Fenabrave-CE), Raimundo Brasileiro, os preços dos seminovos tiveram depreciação de 30% em relação ao mesmo período do ano passado. Ele explica que isso se deve, principalmente, à queda nos valores dos veículos novos.

A Via Sul realizou um feirão no último fim de semana. Segundo a supervisora de vendas, Dayse Mazzini, em três dias, a revendedora vendeu 112 carros novos, aumentando em 50% as vendas do estabelecimento. A comercialização de seminovos, entretanto, diminuiu 15%. “Os consumidores estão atrás dos carros novos e aproveitando a redução do IPI”, diz.

O gerente de vendas da concessionária Fazauto, George Lázaro, afirma que as vendas de veículos novos estão boas desde janeiro. Ele conta que há fila de espera para receber alguns modelos. “Para pronta-entrega, nós temos apenas o Fox e o Cross Fox. O novo Gol, por exemplo, está com espera de 45 a 60 dias”, afirma.

Lázaro diz que a média de vendas de sexta a domingo na concessionária é de 26 carros. Com o feirão que a montadora começou ontem e estende até amanhã, a expectativa é vender 30 veículos. Ele afirma que o mês de junho deve ser ainda melhor, já que terminará o prazo concedido pelo Governo de redução do IPI. “O consumidor vai correr para aproveitar os preços baixos”, avalia Lázaro.

Valdemar Xavier, gerente de carros novos da concessionária Crasa, afirma que a venda de novos durante o mês de maio está bem melhor do que a comercialização de abril. Isso se deve ao fato de as pessoas terem aproveitado o primeiro trimestre do ano para comprarem seus carros. “O mercado já estava preparado para essa retração”, afirma.

Para o gerente de vendas da Dafonte, Francisco Cavalcante Neto, o mercado está aquecido não só por conta da redução do IPI, mas também pela facilidade de crédito. Para ele, a venda dos seminovos não foi tão alterada. “No início do ano houve um impacto muito grande, mas agora já estabilizou”, afirma.

EMAIS

- Confira na edição de hoje do caderno de Veículos as novidades da linha 2010 que estão chegando às concessionárias.

- Até o fim de junho os carros com motores 1.0 estarão isentos de IPI, e aqueles com motor entre 1.0 e 2.0 pagarão 50% do imposto. O gerente Valdemar Xavier, da Crasa, afirma que o segundo semestre ainda é uma incógnita. "Vai depender se o governo vai prorrogar o desconto. Mas é provável que haja acomodação", explica.


DICAS

- Saia de casa com as opções de compra em mente. Avalie suas necessidades e os modelos que desejaria comprar. Veja se estão de acordo com seu orçamento. Isso vai facilitar sua pesquisa.

- Pesquise preços para conseguir pechinchar. Peça descontos e facilidades de pagamentos, além de adicionais para o carro.

- Leve o mecânico para avaliar o carro, especialmente se for usado.

- Procure pagar o carro à vista. Se for financiar, a melhor opção é efetuar o pagamento da maior entrada possível e em um menor número de parcelas. Atenção às taxas de juros.

Comentários

Postagens mais visitadas