Tempero italiano com racionalidade alemã..Linea VS Polo


Difícil não se deixar seduzir pela aparência do Fiat Linea. Curvilíneo, detalhes cromados, imponente. Características que remetem a uma sensualidade tipicamente italiana. E não tinha porque ser diferente, já que foi concebido pelo Italdesign, estúdio sob o comando de Giorgetto Giugiaro.

Difícil não se deixar empolgar com a mecânica do Volkswagen Polo Sedan. Ágil, silencioso, esportivo. Qualidades que indicam a presença da racionalidade alemã. E não tinha porque ser diferente, já que o bloco é o mesmo usado no Golf.

De um lado, a sensualidade italiana. De outro, a racionalidade alemã. Dois tipões diferentes em uma mesma carroceria três volumes. O Fiat com motor 1.9 16v parte de R$ 53.990 (com a nova versão LX) e chega a R$ 56.550 (HLX). O Volks com bloco de 2,0 litros na versão Comfortline sai por R$ 53.780. Ambos são bicombustíveis e se encaixam em um perfil de cliente que tem menos de R$ 60 mil para desembolsar e não quer entrar na já cansada discussão que envolve Honda Civic e Toyota Corolla.

Linea peca pela mecânica

Na comparação, o Linea mostra formas generosas, enquanto o Polo preza pela discrição. O modelo da Fiat tem um projeto mais atual e o do Polo conta quase três anos de mercado, mas ainda não está antigo. Por fora, o gosto pessoal decide a disputa, mas na parte de dentro, o Linea é mais moderno – apesar de a localização dos comandos do Polo ser bem funcional -, assim como no conjunto mecânico, quem vence é o Polo.

Se na parte externa, os dois modelos guardam muitas diferenças, é preciso investir na performance para dar a vitória. E a primeira diferença já é sentida no engate da primeira marcha. A alavanca do câmbio do Linea não encaixa com tanta precisão como o do concorrente. Resultado: no trânsito, o sedã da Fiat cansa um pouco, enquanto o da Volks pede para ser acelerado. Na estrada, a sensação de segurança do Polo é maior, já que o conjunto da suspensão é mais rígido. O da Fiat segue a característica dos outros modelos da linha da marca italiana, macio demais em altas velocidades.

Os números para o Linea são 130 cv (g) e 132 cv (a) de potência a 5.750 giros. O torque máximo, alcançado aos 4.500 rpm, é de 18 kgfm (g) e 18,6 kgfm (a). A unidade parece acordar só depois de uma boa esticada na primeira marcha; a saída não mostra vigor como no Polo. Além disso, a necessidade de uma aceleração mais forte faz o motor ficar um pouco ruidoso. A Fiat divulga 8,1 km/l (a) e 11,5 km/h (g) no ciclo urbano.

A desenvoltura do Polo Sedan não lembra o apelo familiar do veículo e, na primeira marcha, já mostra a familiaridade com o Golf. O bloco de 2,0 litros tem menor potência. São 116 cv (g) e 120 cv (a) a 5.250 giros. O torque não fica muito atrás do concorrente e alcança 17,3 kgfm (a e g) a baixas 2.250 rotações, o que garante a boa performance já na arrancada. De acordo com a VW, na cidade, são percorridos 7,8 quilômetros com um litro de álcool e 11,7 quilômetros com um de gasolina.

Sedãs acomodam até quatro pessoas com folga

Na cabine, o Fiat acomoda com pouco mais de conforto. Os 14 centímetros (2,60 m contra 2,46 m) a mais no entre-eixos levam um terceiro ocupante na parte traseira com mais folga, mas o recomendável é viajar em até quatro pessoas. No Polo, viajar em cinco acaba em dor na perna de quem vai atrás. No bagageiro, cabem 500 litros no Linea e 432 litros no Polo.
Na versão LX, o Linea vem de série com airbag duplo, ar-condicionado, computador de bordo, direção hidráulica, faróis de neblina, CD player com MP3 e trio elétrico. O Polo Comfortline oferece ar-condicionado, computador de bordo, direção eletro-hidráulica, faróis de neblina, rodas de liga leve de 15 polegadas, sensor de estacionamento traseiro, vidros e travas elétricas.

Veredicto da editora - o Linea ainda chama a atenção nas ruas; o Polo parece já dever alguma atualização. É na hora da condução, porém, que a diferença dá a vitória ao VW: o Polo empolga bem mais, enquanto a morosidade e o engate do câmbio do Linea enjoam o condutor. O espaço não é abundante em nenhum dos dois carros, por isso são indicados para famílias pequenas.

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