Peças 'estranhas' garantem o bom funcionamento do carro


Entenda a importância do servofreio e do interruptor inercial.
Especialista responde às perguntas dos internautas.

Você sabe para que serve o interruptor inercial? Sabia que o servofreio (ou hidrovácuo) ajuda o carro a brecar? Peças com nomes 'estranhos' só passam a ser conhecidas pelos motoristas quando falham - e o problema aparece. Internautas do G1 enviaram perguntas sobre defeitos que afetam os seus automóveis. Confira abaixo a resposta às perguntas dos leitores.
É verdade que em caso de uma colisão mais forte ou um capotamento ela corta a corrente elétrica da bomba de combustível?
- Fernando
Esse dispositivo também é conhecido por interruptor inercial . Trata-se de um dispositivo que corta a alimentação elétrica da bomba de combustível em caso de acidente ou colisão. Ao evitar o envio de combustível, por conseqüência se evita incêndio com o automóvel.

O pedal do freio do meu carro ficou alto, não deixando o carro andar. Recondicionei o hidrovácuo e ainda sim às vezes volta a ‘endurecer’ o pedal. Voltei à oficina e a mangueira estava entupida. Disseram que precisaria trocar a válvula do hidrovácuo. Pode me explicar sobre essas peças?
- Andrea
O hidrovácuo ou servofreio é um dispositivo comandado pelo pedal de freio e cuja função é multiplicar o esforço do motorista ao aplicar força no pedal. Isso é importante principalmente para o sistema de freios a disco. Essa peça fica no compartimento do motor, é uma peça arredondada e de cor preta.



O tipo de servofreio mais difundido atualmente é o modelo que utiliza a depressão criada no duto de admissão pelo motor, ou em outras palavras, utiliza o vácuo do motor para multiplicar a força aplicada pelo condutor. São constituídos basicamente por três peças fundamentais: o corpo principal pneumático, uma bomba de dois estágios e um grupo de regulagens. No caso acima, o mais provável é que a regulagem do pedal de freio do veículo está errada, ou então o pino de acionamento do sistema servo-assistido esteja acionando o sistema de forma errônea. Seria interessante retirar o servo freio para verificar a condição do pino de acionamento.

O vendedor de uma loja de baterias mediu a carga produzida pelo alternador (13,3V) e a que chega na bateria (12,2V). Ele disse então que eu tenho que reforçar os cabos da bateria. Está correto?
- Bruno
O que pode ter ocorrido é que o cabo de bateria está com a resistência muito alta. Pode-se então nesse caso colocar em paralelo outro cabo, ou simplesmente substituir o já existente.

Meu Palio carro vem fazendo um barulhinho no motor quando o ligo pela manhã, em um minuto o barulho para. Pode ser o tucho?
- Eduardo
Se o barulhinho mencionado acima for similar a batidas de um martelinho em uma peça metálica e, como o funcionamento do motor vai diminuindo, aí sim, pode ser um tucho que estava vazio.





A interferência no som do carro tem relação com o alternador? Quanto mais eu acelero mais aumenta a frequência do barulho.
- Igor Sampaio
Esses problemas são oriundos da interferência do campo eletromagnético dos componentes do motor como, por exemplo, a bomba de combustível, os atuadores ou cabos de velas ruins. Uma instalação mal feita ou falta de um condensador no cabo de energia também podem ser a causa dessa interferência e, por último, a falta de aterramento do aparelho de som também pode ser o motivo.

Quando passo em uma poça de água o meu carro acende a luz da bateria e em seguida se apaga, o que pode está ocorrendo?
- Artur
Em uma condição como a descrita, o mais provável é a correia patinar na polia do alternador. Como a correia é que move o alternador, que por sua vez carrega a bateria, no momento em que a correia patina o sistema avisa que o alternador deixou de trabalhar.

É verdade que se a bateria descarregar uma vez, ao recarregá-la nunca mais será a mesma ou funciona normalmente?
- Carlos Sergio
Trata-se de mais um mito, ou em outras palavras, da crendice popular. Não precisa se preocupar. Em uma condição dessas a bateria volta a funcionar normalmente.



Faço a troca de óleo do meu Gol 1.0 16v ano 2001 regularmente, colocando lubrificante para 5 mil km, mas trocando sempre a cada 3 mil km. Percebi que o nível de óleo cai sensivelmente. Já procurei vazamentos no cárter, borra, e verifiquei se estava saindo fumaça branca no escapamento... Nada disso mostrou por onde poderia estar vazando óleo. O que devo fazer?
- Eduardo
Primeiramente é bom explicar que, quem determina o prazo para a troca de óleo do motor é o fabricante do motor e não o fabricante do óleo. De qualquer modo, sua atitude é correta, principalmente se o carro roda distâncias curtas. Possivelmente o que pode estar ocorrendo é um vazamento de óleo através dos retentores das guias de válvulas. Para verificar se isso ocorre, é simples. Deixe seu carro descer uma rua qualquer engrenado em alguma marcha, de preferência engatado em uma segunda ou terceira, sem acelerar o motor.



Observe após essa operação se ao acelerar não sai uma fumaça pela descarga de cor azulada. Caso ocorra essa fumaça foi confirmado o local de vazamento, ou seja, é por ai que ocorre o consumo de óleo do motor. Neste caso deve-se fazer a substituição dos retentores das guias de válvulas.
Como faço para saber se a borracha do limpador de para-brisas não presta mais?
- Pedrinho Sotero
As palhetas do limpador de pára-brisas devem ser trocadas a cada 12 meses, ou quando apresentarem algumas das características abaixo:
- ressecadas (deixam riscos ou faixas no vidro, quando acionado o limpador);
- há folgas no mecanismo (ocorre trepidação quando o limpador é utilizado);
- borracha deformada (uma "névoa" é formada no vidro);
- borracha rasgada ou ressecada (algumas áreas do vidro ficam sem limpeza)

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