Veículos 'crossovers' conquistam os EUA



Proprietários trocam veículos grandes pelos médios.
Segmento representa 21,7% do mercado norte-americano.

Nos Estados Unidos, o segmento dos veículos chamados de “crossovers” está cada vez mais ganhando adeptos. Antigos proprietários de carros beberrões como as picapes gigantes e os utilitários esportivos (SUVs)ainda não se sentem à vontade para uma mudança radical por automóveis de passeio e, por isso, estão buscando um modelo de veículo que é construído como um carro, mas se parece com um SUV de tamanho reduzido. E tem mais esportividade que as minivans familiares.

Os crossovers oferecem mais espaço de armazenamento que um carro tradicional e gastam menos combustível do que os SUVs, que são construídos sobre chassis de caminhões. E eles são uma boa opção para famílias que estão apertando o cinto, mas ainda quero espaço suficiente para transportar em torno de crianças, animais, bagagens e equipamentos esportivos. São mais baratos e gastam menos.

Crossovers como o Ford Flex, Chevrolet Equinox, Nissan Murano, e o Honda CR-V representam o segmento de maior crescimento em segmentos da indústria automobilística. A participação desta categoria no total de veículos vendidos nos Estados Unidos quase triplicou desde 2002, enquanto que o “market share” dos utilitários esportivos caiu pela metade.

Os crossovers são responsáveis por 21,7% de todas as vendas de veículos nos Estados Unidos nos primeiros oito meses deste ano, de acordo com AutoInfoBank Ward. Uma evolução significativa comparando-se com os números de 2002, quando o segmento respondia por apenas 7,4% do mercado.

Já os SUVs representam apenas 6,3% das vendas, depois de atingir um pico de 17,7% em 2002.

Design

As montadoras passaram a investir em projetos de design para os crossovers. O Ford Flex, por exemplo, tem quatro portas e capacidade para sete pessoas. O design retangular do Flex reúne uma frente esportiva e traseira de minivan. As fileiras dos bancos de passageiros podem ser removidas, aumentando a capacidade de carga do veículo.

A Honda planeja lançar um veículo novo crossover, o CrossTour Honda, oferecendo uma nova opção um pouco maior em relação ao já consagrado CR-V. Já a General Motors aposta no crescimento de vendas do Chevrolet Equinox.

A era dos carros grandes, consagrada no início da década por causa do baixo preço dos combustíveis, parece cada vez mais condenada no mercado norte-americano.

Comentários

Postagens mais visitadas