Combustíveis: litros de impostos



Para tudo que compramos, pagamos impostos. Na compra de um carro zero quilômetro, por exemplo, o consumidor deixa como governo 26,4% do valor. É a maior carga do mundo neste setor, segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Com o valor dos combustíveis não é diferente.

Para cada litro de gasolina comum, pagamos PIS/PASEP, ICMS, COFINS e CIDE. Além disso, paga-se pelo preço da extração e do refinamento, além de transporte e o lucro do revendedor. Segundo a Petrobras, 30% é a parte da realização da estatal. Outros 14% são de CIDE, PIS/PASEP E COFINS. O álcool anidro, adicionado na gasolina na proporção de 20% a partir de hoje, ocupa 13% dos custos. O ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) varia de estado para estado. São Paulo, por exemplo, é de 12%, a menor do país. O restante fica para cobrir custos e mais ICMS de distribuição e revenda.

Ao contrário dos automóveis, no entanto, o Brasil não lidera o ranking dos impostos. Segundo a estatal do petróleo, este cargo é da Alemanha, seguida pela Inglaterra. Os dados disponíveis são de 2008, mas não mostram a porcentagem das taxas no preço.

O etanol também tem carga de ICMS, PIS/PASEP, COFINS, mas é no transporte que existe um peso maior do custo. Segundo a Única (União da Agroindústria Canavieira de São Paulo), cerca de 60% do álcool combustível fabricado no Brasil sai de São Paulo. Sendo assim, o valor do combustível no Sergipe, por exemplo, tende a ser mais alto. Mas isso não é uma regra. Segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo), o ICMS é o responsável pela maior variação do preço. Tendo uma carga do imposto mais baixa, mesmo ficando longe dos centros de produção, o álcool mantém um preço competitivo, caso da Bahia, com 19%.

Diesel tem menor carga

O preço do óleo diesel é formado com uma menor taxa de impostos, deixando a fatia PIS/PASEP, ICMS e COFINS em 10%, contra os 14% da gasolina, no qual também é cobrado o CIDE. Conte também com a cobrança do ICMS que, assim como na gasolina, varia de estado para estado. A custo da extração da Petrobras, no entanto, é maior, 53%, 20 pontos percentuais a mais que da gasolina. Há ainda o custo do biodiesel, de 5% na formação do preço.

A carga tributária do óleo diesel é uma das menores do mundo. Inglaterra, Alemanha e Itália estão com as mais altas. No caso do Reino Unido, os impostos passam da metade do valor do litro. A explicação está no incentivo do governo brasileiro para que o diesel seja usado no transporte de carga e maquinários industriais. Nos países europeus citados, o combustível é liberado para veículos de passeio, portanto, o consumo é maior.

Fernando Pedroso

Fonte: iCarros

Comentários

Postagens mais visitadas