Nova geração do Golf chega ao Chile


A nova geração de um dos esportivos compactos mais famosos de todos os tempos chegou ao Chile nessa semana. Se trata do Golf GTI VI, que começa a ser vendido por US$ 19.990. A única versão disponível é de 3 portas e já teve 25 unidades encomendadas. A expecativa da Volkswagen é que sejam comercializados entre 75 e 100 unidades do modelo, que vem mais cheio de tecnologia do que nunca.
Com cinco gerações nas costas e mais de 1,7 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, o novo GTI é tão espetacular como as outras versões eram em suas respectivas eras. O primeiro foi nomeado o melhor carro da história pela revista britânica Auto Express e a quinta geração foi chamada de melhor compacto esportivo pelo famoso programa de TV, também britânico, Top Gear. Além disso, foi homenageado no ano passado como melhor carro do ano no Canadá.
O fascínio com a versão mais radical do Golf começa com o potente motor de 1984 cm³, mais econômico que um motor de grande cilindrada, mas com grande potência, graças ao turbocompressor com intercooler. Juntamente com o câmbio automático DSG de seis velocidades com operação rápida e precisa, o hatch oferece consumo médio de 13,6 km/l e emite 170 g/km de CO2.
O motor desenvolve 210 cv de potência e um torque 28,55 a 1.800 rpm, o que permanece constante até 5.200 rpm. Assim, acelera de zero a 100 km/h em apenas 6,9 segundos e atinge uma velocidade máxima de 240 km/h.
Com a melhor pontuação entre os carros testados em 2009 pelo organismo de segurança europeu EuroNCAP, o novo GTI vem equipado de série com um diferencial eletrônico de deslizamento que melhora significamente a tração e as características de condução. Este sistema é uma função de ampliação do bloqueio eletrônico de diferencial, integrado ao ESP.
Ao fazer uma curva em alta velocidade há o perigo de que a roda interior da curva rode muito e tire o GTI de curso. O papel da eletrônica é detectar esta situação e criar uma pressão de freio na roda proporcionando uma ótima aderência. Esse tipo de ação corrige a típica saída de frente em curvas de alta velocidade em carros de tração dianteira.

Poderoso e elegante
Esteticamente, o Golf GTI é diferente do resto da gama no desenho específico de seus faróis e para-choque dianteiro. Além disso, a máscara negra com bordas vermelhas e a grande dianteria em forma de favo de mel completam o visual nervoso.
Graças a estes elementos de design, o Golf GTI com 4,21 metros de comprimento, 1,77 metro de largura e 1,46 metro de altura tem aspecto mais largo e mais baixo do que qualquer outro carro de sua categoria.
A parte traseira deste novo modelo é inconfundível como nenhuma outra no mundo. Ela se distingue pelo grande spoiler, o para-choque com difusor de ar e duas saídas de escape. Ainda no exterior, são peças como as pinças de freio vermelhas, escapamento cromado e lanternas escurecidos que entregam o caráter do GTI.

O interior conta com bancos esportivos com o logotipo GTI, alavanca do freio de mão com aplique de couro e volante com a parte inferior reta e também o logotipo. O esportivo ainda conta com pedais de alumínio, ar condicionado automático, sete airbags, faróis bi-xenon direcionais, teto solar e rádio/CD/MP3.
Design e esportividade são os atributos que a equipe de desenvolvimento da Volkswagen introduziu nesta sexta geração do Golf GTI e que o transformou no carro do ano em 2009.

Comentários

Postagens mais visitadas