O duelo das caçambas aventureiras


O segmento de picapes compactas é como uma mania nacional. Aqui é um dos raros mercados no mundo que tem oferta e demanda por esse tipo de veículo utilitário. Alguns procuram automóveis do tipo como um simples meio de locomoção com visual diferenciado, enquanto outros realmente os adquirem por suas capacidades de transporte de carga. É uma lógica que varia de acordo com o gosto do comprador ou de suas necessidades. Volkswagen Saveiro Cross e Peugeot Hoggar Escapade são dois modelos que unem bem essas duas características. Mas qual é melhor?

Ambos os carros têm forte apelo visual. A Saveiro Cross, à venda desde fevereiro deste ano, é oferecida somente na versão com cabine estendida, o que implica no sacrifício de espaço na caçamba. Mas, por outro lado, ganha-se um compartimento interno maior e mais seguro. Já a Hoggar Escapade é um carro mais quente, acabou de pintar nas lojas. E quando o assunto é chamar atenção, o modelo da Peugeot é um enorme chamariz nas ruas, ainda mais na cor vermelha. Durante nossa avaliação com modelo, abordagens de pessoas perguntando sobre a novidade foram comuns.

A diferença de preços também não é de se espantar. A picapinha da Volks é vendida a partir de R$ 42.380, enquanto o utilitário da Peugeot começa em R$ 43.500. O valor mais alto do modelo derivado do 207 é justificado pela presença de ar-condicionado e rádio com CD/MP3 de série. Tais itens são opcionais na Saveiro, mas, em contrapartida, a versão Cross traz de fábrica sensor de estacionamento e capota marítima. A Hoggar, por sua vez, peca ao não ter freios ABS (antitravamento das rodas) nem como opcional, item presente na Saveiro Cross em forma de pacote, que acompanha ainda airbag duplo frontal por R$ 2.030. Bolsas infláveis frontais para o modelo francês custam R$ 1.700.

Tanto a Saveiro Cross, como a Hoggar Escapade têm motores 1.6 flex, sendo o modelo da Volks 8V e o da Peugeot 16V. Um bloco com quatro válvulas por cilindro tende a ser mais potente, mas seu pico de torque, que também costuma ser superior, aparece apenas em giros altos. Um motor com duas válvulas a menos por cilindro costuma ter menos força, mas o auge de seu torque surge antes. Na prática, o carro 8V tem um funcionamento mais domável, digamos assim, sem os sobressaltos de aceleração de um 16V. Já o consumo de combustível pouco varia.

Os números explicam melhor. O motor 1.6 8V Total Flex da Saveiro Cross gera 101 cv (com gasolina) ou 104 cv (com etanol) a 5.250 rpm e 15,4 kgfm (G) ou 15,6 kgfm (E) de torque a 2.500 rpm. A Hoggar, com seu motor 1.6 16V flex, desenvolve 110 cv (com gasolina) ou 113 cv (com etanol) a 5.600 rpm e 14,2 kgfm (G) e 15,5 kgfm (E) de torque a 4.000 rpm. A diferença não é tão gritante, mas o câmbio da Saveiro Cross (ambos tem transmissão manual de 5 marchas) é melhor que o da Hoggar em termos de dirigibilidade e rapidez de acionamento. Mas essa briga apenas começou.

Teste

Ainda que a Saveiro seja um carro mais agradável de dirigir, a Hoggar Escapade é um veículo que oferece mais desempenho em aceleração. Na prova dos 0 a 100 km/h o modelo da Volks marcou 13s5, ao passo que a picape da Peugeot cravou 11s8. Porém, a Saveiro descontou, e com certa vantagem, nos ensaios de retomada de velocidade (vide ficha) entre 60 km/h a 120 km/h e 80 km/h a 120 km/h.

E como o freio ABS fez falta à camionete da Peugeot. Vindo a 100 km/h o modelo precisou de 49,6 metros até frear totalmente. A Saveiro Cross, equipada com sistema antitravamento das rodas cumpriu o mesmo ensaio em 38,6 metros. Já no consumo de combustível houve um empate. Ambos os modelos marcaram 6,2 km/l em regime urbano, enquanto a Hoggar obteve 9,1 km/l na estrada, ante 9,7 km/l da concorrente da VW.

Carro de carga

A caçamba da Hoggar Escapade é notadamente maior que o da Saveiro Cross. Tem 1,66 metro de comprimento e 1,33 m de largura e, segundo dados da Peugeot, tem capacidade volumétrica de 1.151 litros (a maior da categoria) e carrega 650 kg de carga útil. É possível levar uma motocicleta sem a necessidade de remoção da tampa traseira. Já o bagageiro do modelo da Volks é menor por conta de sua cabine estendida. Mede 1,30 m de comprimento e tem 1,30 m de largura com capacidade de 734 l. Sua disposição para o transporte de carga, por outro lado, é ligeiramente superior: 661 kg. Mas 11 kg a mais não querem dizer muita coisa.

Levar uma moto na caçamba da Saveiro Cross, por exemplo, é mais complicado. Além da falta de espaço, a tampa do compartimento, ao contrário de todos os seus concorrentes, não desprende da carroceria. Outra vantagem da Hoggar em relação ao modelo da VW é o fato de suas caixas de roda não serem tão pronunciadas na parte interna do compartimento quanto as do modelo baseado no Gol. Isso ocorre por que a plataforma da picape Peugeot é uma mistura da usada no hatch 207 acoplada à base da van Partner.

Custos

Carros da Volkswagen têm a fama do seguro caro. Com a Saveiro Cross não é diferente. Segurar o modelo para um proprietário de 40 anos, casado e com residência fixa custa em média R$ 5.757 por ano. É bem caro quando comparado à proteção para a Hoggar Escapade, que é cotado por cerca de R$ 3.022. A desvantagem no seguro da Saveiro é justificada pelo alto índice de roubo de carros da Volkswagen, em especial o Gol, que divide uma série de peças com a picape, entre outros modelos. Segundo estudo da CNSeg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais), o hatch da VW foi o mais roubado/furtado durante o primeiro semestre deste ano.

Mas se a Saveiro Cross perde na cotação de seguro, o modelo volta a pontuar com os preços mais em conta de suas peças de reposição. A cesta básica, que contempla jogo de pastilhas de freio, amortecedores e velas, filtro de ar e combustível, além do para-lama e farol do lado esquerdo e retrovisor, custa R$ 1.486. A somatória dos preços de todos os itens citados para a Hoggar fica em R$ 1.724. Não chega a ser uma diferença tão significativa, mas alguns componentes para o Peugeot, como o farol (R$ 492) e para-lama (R$ 321), custam mais que o dobro dos valores praticados pela rede Volks para os mesmos itens para a Saveiro.

Conclusão

A Hoggar Escapade, por conta de sua plataforma parcial de Partner, possui eixo traseiro mais largo. Isso torna o veículo mais “quadrado” de dirigir, principalmente em curvas. Mas se levada em conta essa característica, o carro da Peugeot é mais picape que a Saveiro Cross, que tem menos espaço na caçamba. O modelo da Volks, por sua vez, possui um comportamento mais dinâmico, quando não empolgante, faceta esta que dá ao modelo um desempenho comparável ao de um carro comum, bom de dirigir. São duas vertentes distintas, cuja escolha depende exclusivamente do gosto e necessidades de quem procura um veículo compacto com caçamba, seja ela por estilo ou para o trabalho.

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