Chevrolet apresenta novo modelo


O «show car» Chevrolet Cruze hatchback (5 portas) é uma das quatro estreias mundiais que a Chevrolet vai levar ao Salão Automóvel de Paris, que tem início a 30 de Setembro para os profissionais de comunicação social e a 2 de Outubro para o público em geral. Com esta versão, a gama Cruze é alargada com um formato de carroçaria que lhe confere novos argumentos para competir num segmento amplamente consolidado.

De acordo com o presidente da Chevrolet Europe, Wayne Brannon, o potencial desta versão para atrair novos clientes é muito significativo. «O Cruze está a tornar-se um verdadeiro caso de sucesso. Encontra-se em comercialização em 70 países por todo o mundo e recentemente ultrapassou o Aveo como o nosso modelo mais vendido em termos globais».

«Os automóveis com formato hatchback desempenham um papel muito importante em muitos mercados. O segmento compacto na Europa representa cerca de 4,8 milhões de unidades, o que significa um quarto do mercado total, dos quais 65 por cento são hatchbaks. Esperamos por isso vir a observar um aumento do volume de vendas em vários mercados, ao mesmo tempo que enviamos um claro sinal de que a Chevrolet é já um importante competidor nos segmentos de volume na Europa», adiantou.

Desde o seu lançamento em 2009 que o Cruze tem vindo a ser bem recebido em mercados de todo o mundo, muito por via do seu estilo coupé familiar, da qualidade de construção, do comportamento dinâmico apurado e, especialmente na Europa, da obtenção da classificação máxima de cinco estrelas nos testes de segurança do EuroNCAP. O Cruze foi também eleito «Auto Best 2010» por um júri constituído por jornalistas de meios especializados da Europa Central e de Leste.

O modelo está particularmente adaptado ao gosto europeu, facto confirmado pelo sucesso de vendas obtido em diversos mercados do velho continente. Desde o início de 2010, o Cruze é líder do segmento dos modelos compactos de quatro portas em Portugal, Dinamarca, Alemanha, Suíça, Itália, Espanha e Reino Unido, mercados onde tem excedido as expectativas de vendas mais optimistas.

Fora da Europa, o êxito do Cruze é também evidente. Só na China, a Chevrolet vendeu perto de 90 mil unidades desde o início do ano, verificando-se igualmente registos de vendas muito positivos na Rússia, em alguns mercados sul-americanos, na Índia e noutros mercados emergentes.

A participação da Chevrolet no WTCC tem também contribuído para o momento de sucesso do Cruze. A apenas quatro etapas do final da temporada, a Chevrolet lidera as classificações de pilotos e de construtores, ao mesmo tempo que demonstra em pista as reconhecidas qualidades dinâmicas do seu modelo compacto.

Características

Com uma linha de tejadilho descendente ao estilo coupé e as rodas colocadas bem perto das extremidades da carroçaria, o novo Cruze hatchback mantém o visual dinâmico da versão de quatro portas e será imediatamente reconhecível na estrada. O desenvolvimento do novo modelo beneficia do novo sistema de carroçaria integral (BFI, body-frame integral system), que é complementado por afinações finais aos diversos componentes do chassis. O sistema BFI oferece níveis mais elevados de estabilidade e solidez.

A bagageira do Cruze hatchback tem um volume próximo dos 400 litros, sendo os bancos traseiros rebatíveis na proporção 60/40. O novo Chevrolet Cruze hatchback vai estar à venda nos mercados europeus em meados de 2011, com preços que serão anunciados perto da data de lançamento.

Comentários

Postagens mais visitadas