Grupo Hyundai Kia admite ter dado informação errada sobre consumo


O grupo que comanda Hyundai e Kia admitiu nesta segunda-feira (5) que exagerou nas marcas de economia de combustível divulgadas para alguns de seus carros em recentes campanhas de marketing. A fidelidade do consumidor às marcas sul-coreanas será testada nos próximos meses, após uma década de sucesso ininterrupto nos Estados Unidos, mas o mercado parece já estar reagindo.
Nesta segunda, as ações das montadoras da Coreia do Sul caíram 7% cada nesta segunda-feira (5), pressionadas por temores de investidores sobre o impacto da admissão do erro para as marcas e para as vendas nos EUA, principal mercado do grupo automotivo. Somente a Hyundai perdeu US$ 3,1 bilhões com a queda nas ações.
As preocupações dos investidores envolvem temores sobre o custo de compensação de clientes de mais de 1 milhão de veículos afetados, bem como potenciais processos coletivos nos EUA e reclamações semelhantes em outros países.
Isso pode representar um fator de mudança na história de sucesso da Hyundai", disse James Yoon, analista do BNP Paribas, em relatório. "Acreditamos que a potencial perda financeira é imaterial se comparada à possível perda para a reputação da marca."
Reconhecimento rápido
Mas outros analistas também citaram que, diferente de grandes recalls que afetaram as rivais Toyota e Ford, Hyundai e a afiliada Kia foram rápidas em admitir seus erros e em anunciar planos de compensação.
"Aquelas eram questões mais sérias, relacionadas à segurança... Assim, o impacto sobre o valor da marca e nas vendas nos EUA pode ser menor do que o sofrido pelos concorrentes", disse o analista Ethan Kim, do Citi, em relatório divulgado nesta segunda-feira.
Em comunicado, a Hyundai disse nesta segunda-feira que seus erros só afetaram veículos vendidos na América do Norte. "Todos os carros Hyundai vendidos em outras regiões do mundo foram propriamente certificados com notas corretas de economia de combustível por cada agência respectiva de certificação", informou a montadora sul-coreana.
A queda nas ações da Hyundai foi a maior em quase 14 meses. As ações da Kia tombaram 6,9%, enquanto o mercado em Seul teve perda de 0,5%.

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