Chevrolet Onix: primeiras impressões


Nova geração do hatch tem ajustes diferentes do sedã Onix Plus por vocação mais esportiva. Mesmo com as dimensões até 23 cm maiores, não sobra espaço. Chevrolet Onix hatch tem exatamente a mesma dianteira do sedã, Onix Plus Guilherme Fontana/G1 Caminhando para o quinto ano como carro mais vendido do Brasil, o Chevrolet Onix ainda passava por questionamentos para justificar sua posição. Afinal, mesmo sendo um bom produto, não entregava nenhum grande diferencial frente aos concorrentes. Sua nova geração, porém, promete dispensar essa cobrança. Apresentado em setembro, o novo Onix está chegando às lojas agora com itens inéditos para a categoria, mecânica totalmente renovada e preços competitivos em relação aos rivais. TODOS OS PREÇOS E VERSÕES Primeiras impressões: Onix Plus; do antigo Prisma não sobrou nem o nome Para ver se o modelo justificará o posto de líder, o G1 testou a configuração topo de linha Premier, automática, que parte de R$ 69.990. Ela estava equipada om o pacote mais completo, Premier III, que eleva o preço para R$ 72.990. Veja os concorrentes do novo Chevrolet Onix G1 Carros 5 coisas que só quem já andou no novo Onix sabe: O hatch tem ajustes exclusivos em relação ao sedã para suspensão e direção, que dão uma "pegada" mais esportiva ao modelo. Porém, ele pode sofrer mais em buracos; Modelo cresceu, mas as novas dimensões foram para a cabine; Quem vai no banco de trás tem espaço suficiente, sem sobras como no sedã. Bloco central incomoda quem vai no meio; Apesar do motor novo, o consumo não melhorou tanto em relação ao antigo 1.4. Segundo a marca, o Onix turbo pode fazer até 15,1 km/l na estrada com gasolina; Os botões na alavanca do câmbio para mudanças manuais de marcha não são nada práticos e intuitivos. Aletas atrás do volante cumpririam melhor a função. Traseira do novo Onix traz elementos da antiga geração, como a iluminação e a porção plástica do para-choque Guilherme Fontana/G1 'Pegada' esportiva O novo Onix tem (quase) a mesma configuração mecânica do Onix Plus, que o G1 também já experimentou. A versão avaliada repete o motor 1.0 turbo flex de 3 cilindros, com 116 cavalos de potência e até 16,8 kgfm de torque, e o câmbio automático de 6 marchas. O conjunto tem bom funcionamento e corrige pontos negativos de outros modelos de 3 cilindros. No Onix, o ruído do motor é ouvido com menor intensidade, o "creeping" (momento em que um carro automático se movimenta “sozinho”, quando se solta o pé do freio, sem acelerar) é suave e a vibração em marcha lenta é quase imperceptível. As semelhanças com o sedã param por aí. A marca deu ao hatch ajustes de suspensão e direção mais firmes que se traduzem em um temperamento mais esportivo. Lanternas de LED estão disponíveis apenas na versão Premier Guilherme Fontana/G1 Por isso, ele tem mais estabilidade em altas velocidades, mais agilidade — com uma direção mais direta — e segura bem a carroceria em curvas, mesmo quando feitas com mais empolgação e na chuva, como aconteceu durante sua apresentação. Em conjunto com a nova posição dos bancos, agora mais baixos, é possível dizer que o novo Onix dá prazer ao dirigir e tem dinâmica semelhante à do Cruze, seu "irmão" bem mais caro. Por outro lado, os acertos podem prejudicar o conforto em trechos de asfalto de má qualidade, com desníveis e buracos, produzindo pancadas mais abruptas. O hatch acelera bem, mas de forma progressiva, sem “colar” os passageiros nos bancos. Não falta fôlego em ultrapassagens ou saídas, mas não espere por um desempenho surpreendente. Outra característica que diminui a “pegada” esportiva do Onix é a forma como são feitas as mudanças manuais de marchas, por botões na alavanca de câmbio. Além das respostas lentas, o sistema não é nada intuitivo ou prático. As tradicionais aletas atrás do volante ("paddle shifts" ou "borboletas') cumpririam melhor a função. Botão para mudanças manuais de marchas na alavanca não são intuitivas Chevrolet/Divulgação Consumo quase não muda No consumo, o novo Onix não apresenta grandes melhorias em relação ao anterior, que tinha motorização 1.4 aspirada de quatro cilindros já antiga nas versões equivalentes. A falta da injeção direta é um dos fatores que prejudicam a eficiência. De acordo com a Chevrolet, o hatch equipado com motor turbo e câmbio automático pode fazer médias de 8,3 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada quando abastecido com etanol. Com gasolina, as médias sobem para 11,9 e 15,1 km/l, respectivamente. Na antiga geração, ele alcançava 7,9 km/l na cidade e 9,7 km/l com etanol, contra 11,6 km/l na cidade e 14 km/l na estrada com gasolina, segundo o Inmetro. A Hyundai não divulga o consumo do Hyundai HB20 turbo, o maior rival. Bem equipado De cara, o Onix inova no segmento, oferecendo controles de estabilidade e tração e 6 airbags em todas as configurações, desde a mais "barata", que custa R$ 48.490. Como comparação, seu maior rival, o HB20, só oferece 4 airbags de série, mesmo nas versões topo de linha. Controles de tração e estabilidade só aparecem na configuração Evolution, de R$ 53.790. Interior do novo Onix Premier é bem acabado e mescla preto com cinza ou preto com caramelo Divulgação/Chevrolet Na Premier III (R$ 72.990), há luxos como sistema de estacionamento semiautônomo, ar-condicionado digital, bancos de couro, rodas aro 16, faróis automáticos com projetores, luzes diurnas e lanternas de LED, e alertas visuais de veículos em pontos cegos. E também, como em outras versões, piloto automático, chave presencial e partida do motor por botão, assistente de partida em rampas e entradas USB para os ocupantes do banco traseiro. O modelo tem ainda central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay e o OnStar, assistente remoto de que pode auxiliar em casos de acidentes, roubo e até a encontrar e realizar reservas em restaurantes, e checar o resultado de um jogo de futebol, por exemplo. Central multimídia, que tem Android Auto e Apple Carplay, tem tela "flutuante"; painel tem profusão de vincos e texturas Divulgação/Chevrolet O Onix também pode ser equipado com wi-fi a bordo, em 4 pacotes diferentes – os três primeiros meses são gratuitos para teste. São oferecidos os planos mensais da operadora Claro de 2GB (R$ 29,99), 5GB (R$ 39,99), 10GB (R$ 59,99) e 20GB (R$ 84,99). O HB20 topo de linha não oferece wi-fi, luzes diurnas, lanternas de LED, estacionamento semiautônomo e alerta de pontos cegos, mas tem frenagem automática, alerta para mudanças involuntárias de faixa e monitoramento de pressão dos pneus. Por isso, cobra pelo menos R$ 77.990 – R$ 5 mil a mais. Interior tem cuidado, e espaço não sobra A cabine do Onix Premier é agradável, tanto pelo desenho, quanto pelo acabamento. O painel tem peças com bons encaixes e boa aparência, como vincos que e variedade de texturas que demonstram cuidado (apesar de não terem toque macio). Bancos dianteiros têm encosto embutido, sinal de economia, mas com bom resultado visual Divulgação/Chevrolet Na versão mais cara, painel, portas e bancos mesclam preto com cinza ou caramelo. Vale ressaltar que a Chevrolet ainda não disponibilizou as versões de entrada do modelo para avaliação. A nova geração do Onix cresceu 23 centímetros no comprimento, 3 cm na largura e 3 cm na distância entre eixos, e todo o crescimento foi dedicado aos ocupantes do veículo. O manual do veículo mostra capacidade de 291 litros para o hatch, enquanto a ficha técnica disponibilizada pela marca aponta 275. A antiga geração tinha 289. O G1 questionou a Chevrolet sobre as diferenças, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria. Quem vai atrás não tem grandes problemas: o espaço não sobra, mas é suficiente para pessoas com cerca de 1,80 m de altura. Chevrolet Onix cresceu 23 centímetros no comprimento; rodas na versão Premier Guilherme Fontana/G1 O bloco central, que abriga as saídas USB, incomoda por ser muito pronunciado e invadir a área que seria do ocupante do meio. Conclusão Mesmo com a chegada quase que simultânea à do novo HB20, o Onix mostra que será tranquilo se manter na liderança. Visual bem acertado, equipamentos inéditos no segmento, rede de concessionárias maior e preços melhores que o do concorrente são o suficiente. O recall por risco de incêndio que afetou todas as unidades do sedã Onix Plus não atinge o hatch, que já será entregue aos clientes com a nova programação do motor. Além disso, ele conquistou nota máxima (5 estrelas) nos testes de colisão do Latin NCap — deixando para trás a reprovação da primeira geração. Chevrolet Onix Premier III Guilherme Fontana/G1

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